quarta-feira, 21 de abril de 2010

CONVOCAÇÃO BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

AVISO/CONVOCAÇÃO

A Gestão do Programa Bolsa Família do município de Felipe Guerra AVISA ao mesmo tempo em que CONVOCA famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
De acordo com Auditoria do Governo Federal constatou-se a necessidade de convocar os seguintes beneficiários do Programa para comparecer a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social para prestar alguns esclarecimentos sobre a situação dos cadastros do programa atualizados no ano de 2009.
CONVOCA-SE:
Zona Urbana
· NOEMIA PENHA NOGUEIRA
· MARIA ROSALBA GARCIA
· MARTA BATISTA DA COSTA E SILVA
· EUNICE APARECIDA LEITE DO NASCIMENTO

Zona Rural
· MARIA CELI MARTINS DO ROSÁRIO..........ST. PINDOBA
· ANTONIA DALVANEIDE DE ABREU E SILVA......ST.SÃO LOURENÇO
· ANTONIO ALVES DE OLIVEIRA............ST. SÃO LOURENÇO
· MARIA AMÉLIA DA SILVA................................ST. BREJO
O PERIODO PARA A ENTREVISTA SERÁ DE 22 DE ABRIL(QUINTA FEIRA) A 23 DE ABRIL (SEXTA) NO HORÁRIO DE: 08 as 12hs.
O NÃO COMPARECIMENTO IMPLICARÁ NO CANCELAMENTO DO BENEFICIO.

ATENCIOSAMENTE,

Verônica da Silva
GESTORA MUNIC. DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

sábado, 17 de abril de 2010

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O PROJOVEM

- O que é o PROJOVEM?


O Projovem Adolescente é um Serviço socioeducativo continuado de Proteção Básica de Assistência Social.

- Quais os seus objetivos?

*Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais;
* Criar oportunidades para os jovens e promover o aumento do nível de escolaridade, a formação profissional e o desenvolvimento humano de Jovens entre 15 e 17 anos de idade.


- Público Alvo

Destina- se a jovens de 15 a 17 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social.

- Ações Oferecidas

* Serviços Socio-educativos;
* Ação Comunitária;
* Esporte;
* Cultura;
* Lazer;
* Artes;
* Formação inicial para o Trabalho.

- Equipe Técnica do PROJOVEM:

* Assistente Social: Tânia Regina Fernandes
* Psicóloga: Elisângela Almeida
* Orientadoras Sociais: Rayanne Suelen da Silva e Raiane Eveline
*Facilitador em Artes: Marcos Leite
*Facilitador em Esportes: Igno Araújo e Dilza

GRUPOS DE CONVIVÊNCIA AJUDAM NA MELHOR QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS

A partir dos anos 70, os grupos de convivência de idosos se multiplicaram por todo o país, em clubes, paróquias, associações comunitárias, centros de saúde e universidades. Esse tipo de iniciativa se justifica pelo crescimento da população idosa, um fenômeno mundial.
Estimativas apontam que, até 2050, haverá um idoso em cada cinco brasileiros. Os números demonstram a necessidade de políticas para garantir um envelhecimento ativo, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), requer participação, saúde e segurança. "Nesse contexto, os grupos de convivência de idosos vão de encontro à promoção do envelhecimento ativo, com o objetivo de preservar as capacidades e o potencial de desenvolvimento do indivíduo idoso".
É justamente neste contexto que o municipio de Felipe Guerra há muitos anos vê a importancia de o Idoso ser inserido em grupos de convivência a fim de cada vez mais melhorar a sua qualidade de vida. O grupo de Idosos do municipio, titulado de Grupo Vida se reune na casa das Familias todas as quintas-feiras, onde são realizadas atividades socio-educativas, orientações, acompanhamento da equipe de saude e agora serão inseridas novas atividades como oficinas de arte, momentos de recreação e outras.

"E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos." (Abraham Lincoln)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

GRUPO DE MULHERES SE REUNEM NO CRAS PARA CONHECER UM POUCO MAIS SEUS DIREITOS

O grupo de mulheres da Casa das Familias vem participando de ciclos de palestras mensais, onde os tema foram sugerido pelo grupo. Esta reunião foi realizada com a tematica Direitos das Mulheres, na qual vem sendo observado muito interesse e participação do grupo. Os ciclos sempre vem sendo concluidos com momentos de reflexão a cerca do tema envolvido e momentos de dinâmicas. Certamente é um tema que esta muito em evidência nos ultimos anos, no entanto não podemos negar que um longo caminho ainda resta para ser vencido e superado!!!
A melhor maneira de utilizarmos o que nos é de direito, é buscando conhece-ló!!!








quinta-feira, 8 de abril de 2010

"BPC-Beneficio de Prestação Continuada/ Um direito garantido pela Constituição Federal"



BPC é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna. Já são mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os beneficiários ganham independência, autonomia e participam muito mais da vida comunitária. O que é o BPC?
O BPC é um benefício da assistência social. Isso significa que o BPC é um direito dos cidadãos brasileiros, que atendem aos critérios da lei e que dele necessitam. O valor do BPC é de um salário mínimo, pago por mês às pessoas idosas e/ou com deficiência que não podem garantir a sua sobrevivência, por conta própria ou com o apoio da família.Quem pode reber o BPC?
Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente.A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.Como saber se você tem direito ao BPC?
Idosos
- Você precisa comprovar que tem 65 anos ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário e que a renda da sua família é inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.
Pessoas com deficiência - Você deve comprovar que a renda da sua família é inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa e que não recebe nenhum benefício previdenciário. Deve comprovar, também, a sua deficiência e o nível de incapacidade por meio de avaliação do Serviço de Perícia Médica do INSS.Como o BPC é pago?
Quem tem direito ao BPC recebe do banco um cartão magnético para usar apenas para o BPC.
Você não precisa pagar por isso. Nem é obrigado a adquirir nenhum produto do banco para receber o seu cartão. Com ele é muito fácil sacar o dinheiro nos bancos que pagam o BPC.Mais de uma pessoa pode receber o BPC na sua família?
Para que mais de uma pessoa receba o BPC na sua família, a regra não muda: a renda familiar por pessoa tem que ser menor que 1/4 do salário mínimo. Por isso, fique atento ao modo de fazer esta conta nos dois casos.
Se você é idoso - Se já existe um idoso que recebe o BPC na família, este valor NÃO entra no cálculo da renda familiar.
Se você é pessoa com deficiência - Se já existe alguém na família, idoso ou deficiente, que já receba o BPC, este valor entra no cálculo da renda familiar.Em caso de morte, o BPC não pode ser transferido para outra pessoa da família?O BPC não é transferido em caso de morte. Por exemplo, se os pais falecerem, o direito de receber o BPC não passa para os filhos. Somente os valores não retirados em vida pelo beneficiário pode passar para outras pessoas da família.De onde vem o dinheiro que paga o BPC?
Todo o dinheiro do BPC vem do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Esse Ministério cuida do Fundo Nacional de Assistência Social. O BPC investiu 7,5 bilhões de reais em 2005 e está atendendo mais de 2 milhões de brasileiros. E estes números não param de crescer e de beneficiar mais brasileiros que não têm condições de viver com dignidade.